Acelen embala música, arte, meio ambiente e baianidade para oferendar Iemanjá

3 de fevereiro de 2023 por energiaba

Empresa de energia celebra o dia da rainha do mar com Gerônimo, painel de Raphael Ribeiro e encontro com personalidades baianas na Casa do Rio Vermelho

Para celebrar a cultura da Bahia e agradecer por este primeiro ano de presença no estado, a Acelen, empresa de energia, gestora da Refinaria de Mataripe, embalou diversas iniciativas em homenagem ao dia de Iemanjá. Além do balaio preenchido por presentes biodegradáveis, que será entregue na manhã do dia 2 de fevereiro com flores e sabonetes ecológicos e parceria com a ONG de catadores Paciência Viva, convidou o cantor Gerônimo Santana para gravar uma canção inédita de Alexandre Leão e Manuca Almeida, “Presente de Iemanjá”.

Para reforçar a relevância da tradição baiana, a empresa vai receber celebridades baianas para um café da manhã na casa onde Jorge Amado e Zélia Gattai moraram por mais de 40 anos, no Rio Vermelho. Assim, artistas e outras personalidades baianas vão viver a data festiva como o casal de escritores amava.
Após a recepção, guiados por uma banda de fanfarra, seguirão em cortejo até a praia para entregar o balaio com as oferendas à sereia, produzido por um ilustre grupo formado por Maria João Amado, neta de Jorge e Zélia; o artista plástico Bel Borba; a chef de cozinha Tereza Paim; Elaine Assis, que herdou os dotes de baiana de acarajé de sua mãe, Dinha; Cláudio Deiró, da ONG Paciência Viva; e o ilustrador e cartunista, Cau Gomes.

Ali perto, ainda na orla, na esquina da Rua da Paciência com a Travessa Lydio de Mesquita, os convidados e todos que vivenciarem o cortejo vão poder apreciar o mural feito pelo grafiteiro Raphael Ribeiro (@tipografite), a pedido da Acelen. “As ações pelo Dia de Iemanjá reforçam o nosso propósito de aproximação e valorização da cultura da região onde estamos. Acreditamos que a maior energia de um povo está na sua cultura, que tem o poder de alavancar o desenvolvimento socioeconômico e promover oportunidades coletivas”, destaca Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da empresa, referindo-se ao mote das ações culturais promovidas ou apoiadas pela companhia.

Sustentabilidade – Outro pilar que sustenta as diretrizes da Acelen é a preservação ambiental, presente por meio de uma série de ações em terra e mar. Entre as iniciativas, mergulhadores da ONG Pró-Mar, sediada na Ilha de Itaparica, vão atravessar a Baía de Todos os Santos para limpar o fundo do mar das praias do Rio Vermelho no dia 3 de fevereiro.
Além disso, catraias e barcos da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, usados na entrega das oferendas à Iemanjá em mar aberto, serão abastecidos com combustível doado pela Acelen. O balaio preparado pela empresa será 100% ecológico, com palha natural e presentes biodegradáveis, como flores e sabonetes, para reverenciar a rainha do mar. Já nas ruas do bairro, catadores de recicláveis da ONG Paciência Viva receberão também apoio da empresa para recolher latinhas e garrafas plásticas consumidas pelos devotos e turistas.
Após as celebrações, todas estas ações promovidas pela Acelen na ocasião poderão ser vistas nas redes sociais da empresa, embaladas pela música especial gravada pelo cantor e compositor Gerônimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *